O dia a dia da Medicina de Família e Comunidade: Como foi ser residente em tempos “covidianos”
Palavras-chave:
Educação Médica, Saúde Coletiva, COVID-19Resumo
Introdução: A Medicina de Família e Comunidade (MFC) vem crescendo no mundo, e é essencial para o combate da pandemia no globo, especialmente em países com sistema universais de saúde. A MFC vem apresentando bons resultados na superação do modelo biomédico e com enfoque na atenção primária a saúde como forma de superação das desigualdades. Contudo, o dia a dia da prática no SUS mostra-se desafiador com muitas situações problema complexas envolvendo várias subespecialidades, e como manejar com tecnologias duras, com pouco arsenal terapêutico disponível, especialmente em grandes metrópoles com baixa cobertura da Equipe de Saúde da Família (ESF) como Salvador e como a educação médica ficou prejudicada com a pandemia. Objetivo: Analisar sob a ótica do relato de experiência como foi o percurso da residência médica mediante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Descrição de relato de experiência sob a ótica da análise qualitativa de Mynayo, enfocando nas potencialidades e desafios da atuação do residente na atenção primária a saúde. Resultados: O relato de experiência revela o dia a dia na atenção primária a saúde e levanta questões como a residência médica está sendo conduzida e o papel da MFC na linha de frente da pandemia. Conclusões: A residência médica é um momento de desafio e aprendizagem em serviço com a pandemia do novo coronavírus, trazendo a maior crise de saúde pública do século a realidade mudou, e as muitas horas dentro da sala COVID-19 modificou o panorama de aprendizagem e trouxe repercussões para a formação em saúde da família.
Downloads
Referências
Brasil. Senado Federal. Decreto legislativo 06. Ocorrência de Estado de Calamidade Pública covid19. 20/03/20
Russo, Kelly, Magnan, Marie-Odile, & Soares, Roberta. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. Práxis Educativa, 15, e2015915. Epub 02 de setembro de 2020.
Minayo, MCS. Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. 21 edição. Editora Vozes. Petropolis. 2002.
Santos, FM. Análise de Conteúdo: A visão de Laurene Bardin, Reveduc, vol 6, 2012.
Rhaquel Sobreira França Viegas, T. ., Maria Sobreira França, R. ., Cristina Sobreira França, R. ., & Diniz Nóbrega, E. . (2021). Relato de experiência da residência em medicina de família e comunidade frente à pandemia covid-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(71), 9268–9277.
Sarti, Thiago Dias, Lazarini, Welington Serra, Fontenelle, Leonardo Ferreira, & Almeida, Ana Paula Santana Coelho. (2020). Qual o papel da Atenção Primária à Saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19?. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 29(2), e202016.
Narvaez et al. Qual a Curva que melhor explica o crescimento de casos confirmados da covid19 no Chile? Rev. Lat. Amer. Enferma. V8, 2020.
Pereira, AMM A resposta à Covid-19 na China: planejamento central e governança nacional da vigilância e atenção à saúde. In: MACHADO, C. V., PEREIRA, A. M. M., and FREITAS, C. M., eds. Políticas e sistemas de saúde em tempos de pandemia: nove países, muitas lições [online]. Rio de Janeiro, RJ: Observatório Covid-19 Fiocruz; Editora Fiocruz, 2022, pp. 47-79. Informação para ação na Covid-19 series.
Qiu J, Shen B, Zhao M, Wang Z, Xie B, Xu Y. A nationwide survey of psychological distress among Chinese people in the COVID-19 epidemic: implications and policy recommendations. General psychiatry [Internet]. 2020[cited 2020 de May de 06]. Availablefrom: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7061893/
Oliveira, G. de, Moreira, A. P., Floriano, L. S. M., Bordin, D., Bobato, G. R., & Cabral, L. P. A. (2020). Impacto da pandemia da covid-19 na formação de residentes em saúde / Impact of the covid-19 pandemic on the training of health residents. Brazilian Journal of Development, 6(11), 90068–90083. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-425.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Multiprofessional Health Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.