A educação alimentar e nutricional enquanto estratégia libertadora de promoção de saúde e empoderamento social
Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Educação em saúde, Empoderamento, Promoção da saúde, Vulnerabilidade em saúdeResumo
Introdução: A união dos termos que compõem a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) expressa o seu significado literal e do que diz respeito ao desenvolvimento de ações pertinentes à prática do nutricionista. Objetivo: Expor as contribuições da EAN à promoção de saúde, cidadania e empoderamento dos sujeitos e dos grupos populacionais. Métodos: Revisão bibliográfica realizada entre janeiro e junho de 2018, na qual, foram utilizados vinte e cinco artigos, uma resolução, uma lei e dois livros. Resultados e Discussão: A partir da vulnerabilidade social enfrentada dá-se o desenvolvimento da autonomia, da conscientização e do empoderamento social. É necessário ver o profissional de saúde enquanto mediador do processo educativo em saúde e nutrição, devendo-se ultrapassar a noção de transmissão de conhecimento e da modificação de hábitos alimentares, pautando-se no diálogo e na troca de saberes. Vê-se ainda, que as bases pedagógicas da Nutrição Social são superficiais e impossibilitam o desenvolvimento/replicação de metodologias voltadas às relações de ensino/aprendizagem. Conclusão: É necessário o entendimento dos indivíduos enquanto seres capazes de realizar sua própria transformação e de seu meio, devendo-se estabelecer um processo educativo continuado permitindo o desenvolvimento de uma consciência crítica e problematizadora acerca do enfrentamento das questões de saúde individuais e coletivas.
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